Inicio minhas postagens
neste Blog trazendo algumas informações e reflexões sobre o Projeto Escola de
Tempo Integral – PROETI da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais –
SEE/MG.
O PROETI é um dos Projetos Estruturadores
da SEE/MG que visa a ampliação da carga horária dos alunos, com vistas à
melhoria da aprendizagem dos mesmos e ampliação do universo de experiências
artísticas, culturais e esportivas.
A metodologia do projeto pressupõe
o trabalho com oficinas pedagógicas contemplando a área de linguagem e matemática,
a área artística, esportiva e motora e a área de formação pessoal e social,
onde a escola tem a liberdade de optar pelas oficinas de acordo com a
necessidade de seu alunado.
As escolas que possuem o Projeto Escola de Tempo Integral
contam com dois professores para a realização das oficinas, sendo um professor
alfabetizador e um professor de Educação Física. Para tanto é necessário que os
professores sejam criativos, fazendo com que as oficinas sejam prazerosas,
oportunizando aos alunos viverem novas experiências significativas. “O planejamento didático, neste projeto, deve se fazer
segundo a lógica da aprendizagem, e não de acordo com a lógica das noções que
compõem a estrutura da disciplina já constituída” (Projeto Aluno de Tempo
Integral – SEE/MG).
É de extrema importância que a
escola organize seu espaço e tempo escolar onde os alunos do PROETI possam
utilizar o laboratório de informática, a quadra, o pátio, a biblioteca e também
outros espaços através de parcerias para que as oficinas sejam diferenciadas e prazerosas.
Apresento agora uma matéria
publicada no site da SRE Juiz de Fora sobre o PROETI da E.E. Almirante Barroso do
município de Juiz de Fora-MG no ano de 2011.
Para maiores informações sobre
o Projeto Escola de Tempo Integral acesse o Centro de Referência Virtual do
Professor – CRV da SEE/MG. http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/INDEX.asp?token=76F11A95-061D-4AB8-AE1D
84D6354BD9CA&usr=pub&ID_OBJETO=23967&ID_PAI=23967&AREA=AREA&id_projeto=27
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